Sistema de ensino e aprovação
1 – Aulas e grade curricular As aulas são, sem dúvida, um dos pontos cruciais do RPG. O sistema desenvolvido visa premiar o esforço do jogador. A grade curricular de Durmstrang tem diferenças sutis em relação à grade de Hogwarts, como verão. Ao todo, serão cinco aulas por disciplina por ano letivo, e um máximo de sete disciplinas por ano letivo, divididas em obrigatórias e optativas.
Algumas diferenças como apenas cinco anos em Poções que, no sexo e sétimo ano, se torna uma outra disciplina: Alquimia. O mesmo ocorre com Herbologia, que se torna medicina Bruxa. Há algumas novas disciplinas específicas também, como a optativa “História de Durmstrang”, uma vertente da História designada apenas a estudar os acontecimentos que modificaram o percurso de existência da escola. Também está na grade curricular o curso de Transfiguração avançada, que será uma disciplina optativa designada apenas ao estudo dos dons, como é o caso da metamorfomagia, das habilidades, que é o caso da animagia, e das “contaminações”, como é o caso da licantropia e do vampirismo. No sétimo ano, há também uma nova disciplina, no lugar de feitiços, que vai apenas do primeiro ao sexto ano: o curso em questão é o curso de duelos. Por último, a mais significativa das mudanças: A ausência de Defesa Contra as Artes das Trevas. Esta não é lecionada em Durmstrang. Em seu lugar, a disciplina “Artes das Trevas” entra em pauta, ensinando os alunos de Durmstrang não apenas a se defenderem, mas também a praticarem tais artifícios.
2 - Avaliação de passagem de ano Em Durmstrang a média de aprovação é de 5 pontos. Divide-se o número de pontos do aluno pelo número de aulas e, assim, se chega ao resultado. Caso não obtenha a média de 5 pontos nas aulas, o aluno terá a chance da prova final nas matérias em que não foi aprovado. Por exemplo: Caso um aluno seja aprovado em todas as disciplinas exceto herbologia e artes das trevas, ele poderá realizar a prova final destas disciplinas, que consistirá em um trabalho enviado a ele pelo professor por MP. A partir daí, ele deverá tirar uma nota que, somada à média do ano letivo e dividida por 2, resulte em 5. Exemplo: Este aluno obteve uma média geral igual a 4 durante o ano letivo. Então, ele terá de ter uma nota igual a 6 em seu trabalho final para que, somada à média anual, consiga obter o cinco – 6+4 =10. 10/2=5.
Aqueles que obtiverem, durante o ano letivo regular, sem o auxílio da prova final, uma média igual ou superior a 6 obtêm o direito de pular um ano instantaneamente, caso assim desejem. Exemplo: Um aluno do terceiro ano com média anual de 6 a 10 tem o direito de ir para o quinto ano, se assim desejar, muito embora possa optar pelo quarto ano.
Caso um aluno fique reprovado, mesmo após o período de prova final, em apenas uma matéria, sua situação será analisada pela direção da escola e, de acordo com seu comportamento e postura dentro do rpg, poderá ser beneficiado com a aprovação para o ano seguinte.
3 - Sobre a Formação O aluno que se forma é encaminhado para um grupo especial invisível que terá a mesma cor do grupo de adultos e suas autorizações. Será um grupo inviolável que só será alterado para acrescentar novos formandos.
Os alunos formados terão direito a escolher uma profissão: professores (se houver vagas ao fim do rearranjo de aulas para o próximo ano letivo.), Ministério da Magia (Se houver vagas assim que ocorra a formação.), e Krankenhaus Von Goethe (Independente de haver ou não vagas disponíveis), mas para isso é necessário cursar a disciplina de medicina bruxa no sétimo ano. Caso não tenham interesse em nenhuma, serão encaminhados para o grupo citado no primeiro parágrafo.