Animagia
Raro dom que permite o bruxo que o possui se transformar em um animal quando bem quiser, sem o auxilio de varinha, poção, objeto ou qualquer outro artifício. Para se obter o domínio total sobre esse dom é necessário vários meses de intenso treinamento, o que leva com que alguns bruxos consigam controlar suas transformações apenas quando adultos. Em sua forma animal, o animago leva consigo alguma característica das roupas que eram usadas durante a primeira transformação, como marcas ao redor dos olhos caso estivesse usando óculos, por exemplo. É necessário que todos aqueles que possuam tal dom se registrem no Ministério da Magia, contudo, alguns insistem em fugir a regra, assim sendo considerados animagos ilegais.
Animagos Legais:
Animagos legais: 4 vagas para adultos / 3 vagas para alunos
Animagos ilegais: 3 vagas para adultos / 1 vaga para alunos
Observação: O bruxo precisa estar pelo menos no quarto ano para obter esta habilidade.Clarividência
Um dom bastante especial transmitido hereditariamente de geração em geração. A clarividência amplia a visão daquele que a possui, permitindo que ele consiga enxergar além das demais pessoas, podendo ver o passado, saber o que se passar no presente e, com muito treino, enxergar o futuro. O clarividente depois de usar sua habilidade fica muito cansado, com falta de ar e em alguns casos chegar a ter uma forte dor de cabeça, já que a clarividência exige muito da pessoa.
Clarividente: 2 vaga para adultos / 1 vaga para alunos
Legilimência
Dom que dá a aquele que o possui a capacidade de invadir mentes, o permitindo enxergar as memórias e os sentimentos da pessoa invadida. Com um árduo treino, o legilimente é capaz de implantar falsas memórias na mente invadida ou até mesmo invadir uma mente a distância.
Legilimente: 2 vagas para adultos / 1 vaga para alunos
Licantropia
O lobisomem é encontrado no mundo inteiro, embora se acredite que tenha se originado no norte europeu. Os humanos somente se transformam em lobisomens quando são mordidos. Não se conhece nenhuma cura para esse mal, embora os recentes avanços no preparo de poções tenham em certa medida, aliviados os sintomas mais graves. Uma vez por mês, durante a lua cheia, o bruxo ou trouxa afetado, que em outros períodos é normal, se transforma em uma fera assassina. Uma singularidade entre as demais criaturas fantásticas, o lobisomem dá preferência a presas humanas.
OBS.: Somente personagens homens poderão ter tal habilidade.
Lobisomens: 5 vagas para adultos / 2 vagas para alunos
Meio-Veela
Tendo parte genética de uma veela pela relação entre a criatura e um humano, sendo dono de uma beleza celestial marcada pela sua pele tão delicada quanto à seda, seus sedosos e esvoaçantes cabelos loiros e seus olhos azuis tão profundos como o oceano. As meio-veela são capazes de hipnotizar com o olhar as pessoas do sexo oposto, o que faz com que seus olhos sejam comparados ao canto das sereias.
Observação: Apenas personagens femininas podem ter esta habilidade.Meio-veela: 3 vagas para adultos / 2 vagas para alunos
Metamorfomagia
Estranho dom que dá para aquele que o possui a capacidade de transformar partes do seu copo, de forma simultânea ou separadamente. Em níveis básicos de treino, o metamorfomago é capaz de mudar a cor do cabelo, ficar mais alto ou mais baixo e alterar a cor da pele, já em níveis avançados de treinamento se pode aparentar ser mais jovem ou mais velho, mudar o poste físico e até mesmo assumir a aparência de outra pessoa. Quando criança, um metamorfomago não consegue dominar muito bem seu dom, levando-o a alterar partes do seu corpo sem desejar quando leva um susto, soluça ou fica com medo, por exemplo.
Metamorfomagos: 2 vagas para adultos / 2 vagas para alunos
Oclumência
Trata-se de um dom que defende a mente de invasões. Esse dom permite aquele que o possui de ocultar seus pensamentos, memórias e sentimentos, evitando assim que qualquer legilimente possa invadir sua mente. O oclumênte também possui uma defesa contra feitiços que têm por alvo a mente, como feitiços de memória ou controle.
Oclumênte: 3 vagas para adultos / 0 vaga para alunos
Ofidioglosia
Dom que permite com que o bruxo possa entender a língua das serpentes, bem como conversar com elas. Quando se comunica com as cobras, um ofidioglota fala a língua das serpentes, fazendo com que todos aqueles que estejam ao seu redor escutem apenas um silvo. Em níveis avançados, o ofidioglota é capaz de persuadir as cobras a fazerem o que ele desejar.
Ofidioglota: 2 vaga para adultos / 1 vaga para alunos